, , ,

Como conservar seus livros

Gabrieli de Cinque19:03

"Uma nação se faz com homens e livros." - Monteiro Lobato
Por que conservar os livros? Os livros são fontes de conhecimento e contam histórias de vida e experiências. São um mundo à parte e todos deviam nele querer penetrar.
Como guardar

O ideal é que eles fiquem guardados verticalmente (nada de deixá-los inclinados!!) de uma forma "confortável" ou então horizontalmente, mas nada de muito mais que três livros empilhados. Os locais guardados devem ser arejados e se ficam em um lugar fechado é indicado que deixe-o "respirar" às vezes. Estantes de metal são ótimas e se forem de madeiras faça as prateleiras de vidro. Ordene-os pela frequência de leitura e necessidade e também por gêneros, se preferir.




Não coloque-os em caixas (e se eles estão assim, tire-os o mais rápido possível!) ou sacos plásticos pois isso os estragará mais rápido.








Como limpar

Passe um pano seco nas capas (nada de água ou qualquer produto!) e limpe o local com produtos menos fortes possíveis. Faça isso a cada três meses em média para as páginas não se amarelarem. E para não piorar o trabalho, sempre manuseie os livros com as mãos higienizadas.


Como marcar páginas

Diga adeus aos clipes! Eles reduzem a vida do seu livro, já que o metal oxida pode ocorrer de manchar o papel e ai nada pode ser feito para reverter isso. Use sempre marcadores de páginas. Que tal um tutorial de "Faça você mesmo: marcador de páginas personalizado"? É só pedirem pelos comentários!


Como manusear o livro
No ato de retirá-lo da prateleira ou do lugar onde ele é guardado nunca puxe-o pelas pontas! Como os livros estão (deveriam pelo menos, ok?!) "folgados" você pode pegá-lo pelo meio e retirá-lo do lugar. Porém na hora da leitura não abra o livro em 180 graus pois isso pode danificar a encadernação do livro! E também nada de comer ou beber próximo ao livro para não derrubar e estragá-lo.




Como arrumá-lo
No caso não há uma forma de "arrumá-lo" já que é proibido (leram bem? p-r-o-i-b-i-d-o!) usar durex, cola ou qualquer tipo de encadernação para arrumá-lo ou conservá-lo.


E você tem um segredinho para conservar seus livros? Compartilhe conosco! E quer algum tutorial de "Faça você mesmo"? Sinta-se à vontade para pedir. 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Todas dicas eu já sigo a bastante tempo mesmo... Tô gostando bastante desse novo template.
    Tenho bastante marcadores, pois as vezes quando compro livros online ou em bancas mesmo eu ganho mas eu gostaria bastante de um tutorial: Faça você mesmo: marcador de páginas personalizado. ;D

    ResponderExcluir
  2. Olá, Otacílio. Estou só esperando a minha criatividade fluir e pensar em como pode ser esse marcador personalizado. E ao fazer o post percebi quão ruim é marcar com clips! Fiz um rasguinho na página que marquei para fotografar e me doeu tanto o coração!!

    ResponderExcluir
  3. Aaah porque não pode passar fita? OMG, tem fita em todos os meus... Posso começar a chorar??

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Post ta muito bom :D

    ResponderExcluir
  5. Ana Carolina Alves8 de maio de 2013 23:05

    Dicas muito úteis!

    Ana.

    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    P.s. Sigo todas elas!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas muito uteis.

    http://versosebossa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amanda Magalhães9 de maio de 2013 15:14

    Achei que só eu tivesse crise de cuidado com os meus livros.

    ResponderExcluir

Twitter

Instagram