, , ,

Lomografia

Gabrieli de Cinque19:40


O que é lomografia? 
Lomografia é conhecida como um fenômeno fotográfico, mas na verdade é um efeito que valoriza as cores e o movimento. Para esse efeito ser obtido através de câmeras é necessário que elas tenham uma alta sensibilidade, seja automática e não necessite de flash para obter o efeito. Há lentes que possuem o efeito "fisheye", famoso olho de peixe, e que dá à foto uma moldura arredondada.

(fotos encontradas no google com a palavra-chave "lomografia")

Para os adeptos desse estilo existem até algo similar aos "10 mandamentos" que são os seguintes:

  1. Leve a sua Lomo para onde vá.
  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
  3. Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
  4. Aproxime-se o mais possível do objecto a ser fotografado.
  5. Não pense.
  6. Seja rápido.
  7. Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar...
  8. ...Nem posteriormente.
  9. Não fotografe com os olhos.
  10. Não se preocupe com as regras.


As câmeras mais indicadas para a obtenção desses efeitos são:

  1. Diana F+
  2. Actionsamples
  3. Spinner
  4. Fisheye
  5. Holga 135
  6. Lomo LCA
  7. Lubitel
  8. Fed 1
  9. Diana
E sites recomendados para encontrar essas câmeras são: esse, esse, esse e esse.

Para o efeito da lente olho de peixe não é necessário que se compre a lente específica. Se você tem uma câmera que troca de lentes (acredito que é possível apenas se ela tiver essa "opção") você poderá fazê-la em casa mesmo. Encontrei um tutorial  nesse site.

E para quem quer ter um pouquinho desse efeito naquelas fotos tiradas pelo celular eu achei o app Lomo Camera (apenas para aparelhos com android e talvez com iOS).
(estes são alguns dos efeitos obtidos com esse app)

E para a infelicidade de muitos eu ainda não achei um programinha, que ofereça esses efeitos, que possamos usar no computador.

O que você achou desse estilo? Gostaria de fotografar usando-o?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Acho a Lomografia super legal! Um dia eu quero comprar a 'Diana F+' ou a 'Fisheye' (ou todas, hahaha!) Boa parte das câmera lomograficas, são bem pequenas e dá pra levar pra qualquer lugar. A Diana F+ por exemplo, quase cabe na palma da mão, e elas nem são tão caras assim. Amo!
    Visito e recomendo muito o site 'Lomogracinha', é um site destinado a fotografia e boa parte de câmeras lomograficas :D

    Beijo,
    Mari.
    http://srlovely.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Mariane! Ontem quando estava fazendo pesquisas sobre esse assunto visitei o site lomogracinha e até o deixei salvo em meus favoritos, mas de qualquer forma obrigada pela dica! Beijo Grande!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca pra ter uma Diana, conhece loja que vende? Ou só em sites?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou in love por lomografia ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. 'A idéia é um retorno à fotografia analógica de acordo com a filosofia da Lomografia' não entendo a foto que abre o post, mas tudo bem.. post legal, parabéns e sucesso!!

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo que perguntou sobre local de vendas, eu acredito que é apenas em sites, pelo pouco que sei. E ao que não entendeu a foto que abre o post foi apenas um "símbolo" de fotografia, só para início antes de apresentar o assunto tratado e os efeitos dele. Tentei editá-la no programa de lomografia em meu celular, mas não deu infelizmente..

    ResponderExcluir

Twitter

Instagram