,

Resenha: Capitães da Areia

Gabrieli de Cinque19:03

Livro: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia de bolso
Páginas: 288
Ano: 2009
ISBN: 8535914064

Esta obra narra a história da vida urbana de meninos pobres e infratores que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. O livro vai revelando os personagens, cada um deles com suas carências e suas ambições - do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca.

A obra, Capitães da Areia, é pedido muitas vezes em vestibulares fazendo parte da chamada Lista Obrigatória. Li a pedido do professor pois farei prova dele, mas acredito que todos deveriam parar um pouco para lê-lo.

A história basicamente é a vida de crianças deixadas por seus pais, por diversos motivos, no mundo e que para sobreviver roubam e crescem antes do tempo. São um bando de mais de cem crianças, mas a história gira em volta dos principais. Conhecem o sexo desde cedo e esse é um motivo pelo qual eu acho que deveria ter uma faixa etária mínima para indicar essa leitura. 

Vivem como homens, mesmo que ainda no tamanho e idade de pequenas crianças que nunca tiveram um alguém. São unidos e há respeito entre eles, mas possuem um chefe que é "idolatrado" pelos demais. No desenrolar da história há diversos fatos que até mesmo hoje, anos depois do lançamento do livro, é visível nos cantos mais pobres da cidade. Dentro dele possui críticas inúmeras aos que possuem um maior poder aquisitivo. 

O grupo que até certo ponto só era formado por garotos conhecem uma garota que se interessa, por uma maior necessidade, se juntar a eles e é aí que a história passa pela maior reviravolta de todo o livro. A garota, também criança órfã como eles, será vista por cada um de um jeito diferente cada um terá um interesse nela, mas para saber mais vocês terão que se deliciar e cair de cabeça no livro, rs. 

E você, já leu esse livro? O que achou? Que tal um livro X filme nesse final de semana para um post? Comentem se querem ou não. Grande beijo!

You Might Also Like

0 comentários

Twitter

Instagram