,

ENEM 2012

Gabrieli de Cinque18:04

Olá, Luvetes! Me desculpem a ausência e pelo título da postagem já deu para entender o que houve. Nesse ano eu prestei o ENEM pela primeira vez para treinamento o que me consumiu no final de semana (e me deu de presente uma pequena tendinite, eba só que não). Quem aqui fez? O que acharam??

(Adorei essas frases.)

No primeiro dia eu peguei a prova amarela (e muitas pessoas que conheço no tumblr também), o problema é que esse caderno sempre tem alguma coisa, né? Dizem que a questão de história sobre o mosaico com figuras de animais não tem uma resposta boa e segundo meu professor de física as questões sobre a goteira e a balança não possuem resposta coerente, também.


Já no segundo dia minha prova foi a cinza e meu susto começou quando vi a proposta de redação: "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI". Juro que eu esperava muita coisa, mas nunca me passou isso pela cabeça! Meu professor de geografia adorou esse tema e por sorte minha é um assunto que estudei recentemente. Vocês lembraram de falar sobre conhecimentos (história, geografia, biologia, sociologia, filosofia, etc) durante a redação?

Mesmo para quem odeia matemática a prova não estava tão difícil já que muitas questões só exigiam contas básicas como regra de três, porcentagem, soma, além da lógica e de leitura atenta dos gráficos. A questão 142 (João propôs um desafio a Bruno..) ainda não possui resposta em nenhum dos gabaritos não oficiais que achei. Não vejo a hora de chegar dia 7 e conferir com o oficial liberado pelo MEC (e quanto as questões que dizem estar com problemas, o MEC ainda não se pronunciou) e no dia 28/12 que é quando sai a nota final e eu tô mega ansiosa pela redação (risos).


Fatos sobre o ENEM 2012:
- Na faculdade onde realizei a prova, no primeiro dia, começamos a fazê-la 20 min após as 13 horas e não foi dado nenhum minuto a mais para quem precisou.
- Uma jovem teve o bebê antes de começar a prova (MS).
- Um jovem levou uma bronca da mãe porque saiu mais cedo do ENEM e reclamava da falta de conforto nas carteiras para a realização da prova (RJ).
- Uma mãe que trocava sms com a filha durante a prova foi até a faculdade e "denunciou" que estivessem usando os aparelhos de celulares nas salas.
- Um número acho que grande de estudantes foram eliminados por postarem fotos da prova durante a mesma na internet.
- O jovem que começou a falar que o ENEM havia sido cancelado já foi descoberto e responderá a processo.
- A questão sobre o bronzeamento com a luz do quarto teve uma grande repercussão (essa foi engraçada).
- Estiveram presentes em questões o Capitão América, J. K. Rowling e Jimi Hendrix.

Comentários:
- Apesar do grande investimento com os lacres novos, os materiais que envolviam as provas não eram muito resistentes e o aplicador da prova não teve dificuldade nenhuma em abri-los.
- As questões possuíam grandes textos para quem tem três minutos (tempo médio) para cada questão.

E aí, gente, o que vocês tem a dizer sobre o ENEM? Quantas acertaram com os gabaritos não oficiais? E como foi o desenvolvimento de vocês na redação?

You Might Also Like

4 comentários

  1. as suas provas foram iguais as minhas #coincidência rsrs.. tbm achei os enunciados das questões muito grandes e no segundo dia não consegui responder a prova de matemática toda.. daí tive que chutar umas 10 questões do final :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Agatha! Viu como são as coisas? rs' No segundo dia é sempre pior né? Mas me orientaram a fazer primeiro um rascunho da redação, responder as questões e depois passar a limpo e eu consegui gerenciar bem meu tempo fazendo nessa sequencia.

      Excluir
    2. ah sim, vou fazer isso da próxima vez.. obrigada pela dica! (: éé, o segundo dia é bem pior mesmo, cansa bem mais.

      Excluir
  2. Peguei a amarela no primeiro dia também, e no segundo dia peguei a rosa e foi um sufoco pra conseguir responder tudo, pouco tempo pra muitas questões. :/ Gostei muito do tema da redação e quero muito saber a minha nota, tô mt ansiosa já que estou no 3 ano, e dependendo da nota, ingresso na universidade no inicio do ano. (yn)

    ResponderExcluir

Twitter

Instagram