,

Respondendo dúvidas sobre fotografia

Gabrieli de Cinque18:18



O que te levou a escolher essa profissão?

Gregory: Poder transmitir o meu olhar sobre o mundo para todos.
Susi: Bom, eu sempre gostei de fotografia, porem só fazia fotos de natureza e registros familiares. Mas há cerca de 1 ano e meio atras eu comprei minha câmera e decidi fazer alguns ensaios da minha irmã. E divulgando começaram a aparecer clientes e desde então nunca mais parei.
Michel: Bem sempre gostei de criar. Sempre achei que eu tinha um talento especial pra alguma coisa diferente. Tive várias profissões nas quais sempre tive um resultado bom, mas quando tive a oportunidade de comprar minha primeira máquina fotográfica, uma tek pix (risos)...Vi uma coisa nova, totalmente diferente de tudo que eu fazia. 


Existe uma regra que deve se seguir na hora de fotografar?

Gregory: Não digo regra, sim respeito aos demais profissionais que ali no local estão exercendo outras profissões. Acho que cada um tem que saber o seu lugar e procurar fazer o melhor.
Susi: Nos meus ensaios eu costumo pensar apenas no que eu quero passar e direcionar a partir disso. Porque ai a luz, as poses, as expressões são seguindo essa linha inicial e acaba ficando mais fácil de conduzir.
Michel: Costumo dizer que não há regras para se fotografar, apenas regras básicas de qualidade. Fotografia é uma atividade onde quem faz as regras são as pessoas que estão olhando a foto.


Para quem quer ser profissional é necessário uma faculdade ou um curso já é o bastante?

Gregory: Não é necessário ter uma faculdade ou um curso, mas também não é simplesmente comprar uma maquina e já achar que é fotografo.
Susi: Eu sou autodidata, mas pretendo fazer algum curso sim. Inclusive ganhei uma bolsa pra estudar fotografia em Paris e irei no ano que vem. Mas até agora eu procuro ler bastante na internet, ver revistas de fotografia. Isso tudo ajuda muito!
Michel: Para se tornar um profissional em fotografia o que é mais necessário é força de vontade e determinação. Não indico nenhum curso ou faculdade especifica. Seja curioso, pesquise e acima de tudo, tenha muita criatividade!


Você sempre edita muito suas fotos? Você acha isso necessário para que ela fique boa?

Gregory: A edição pode equivaler a boa parte da qualidade da sua imagem, digamos que 50% na hora de fazer a foto e 50% na hora do tratamento. Editar é praticamente a criar a foto novamente.
Susi: Eu acho que minha edição é bem simples e na maioria das vezes segue a mesma linha. Gosto de fotos mais claras, com tons mais frios. Uso apenas o photoshop CS5 e acredito que não uso muito. Apenas pra realçar as cores, contraste, e tratamento de pele.
Michel: O mínimo possível! Acho que já foi o tempo do photoshop faz tudo. Isso gera até um ar de preguiça na pessoa, por isso pense sempre em fazer a foto na sua máquina e o photoshop é apenas para retoque. 


Qual o melhor equipamento completo para quem quer seguir essa profissão?

Gregory: Os equipamentos de hoje em dia estão bem acessíveis para o bolso de todas as classes, mas não recomendo começar com algo muito grande pois você pode descobrir que não leva jeito para a coisa. Eu recomendaria a linha rebel da Canon para os iniciantes ( canon t1i , t3i , t4i ).
Susi: Eu tenho uma Canon Rebel T1i e uma 50mm 1.8. E acredito que por enquanto ela atende todas minhas necessidades. Pretendo evoluir meu equipamento a medida que a minha fotografia evoluir.
Michel: Boa pergunta! O caso do equipamento vai depender do seu publico alvo.Geralmente uma máquina profissional, duas lentes que tenham uma boa qualidade e um flash, é razoável, além de muita criatividade e bom senso.


Como uma lente interfere no resultado final da foto?

Gregory: As lentes fazem parte da sua evolução como fotografo e vão ter utilidade conforme as ocasiões pedem ou seu olhar. Tem lentes para efeitos como a olho de peixe, tem lentes telescópicas para captação a distancia, tem lente grande angular para captar um angulo mais aberto, também tem lentes para maior desfoque no fundo e que também são mais claras para trabalhos noturnos.
Susi: Acho muito importante ter uma lente que seja de acordo com o tipo de foto que você quer fazer. Eu uso apenas uma 50mm 1.8. Acho ela perfeita pra retratos. Porém sinto falta de uma lente com um angulo maior por que meus ensaios são sempre externos e ajudaria demais ter uma lente que mostrasse mais do lugar. Pretendo comprar uma em breve.
Michel: Lentes tem objetivos diferentes, cada lente um papel. Uma lente 2.8 ela tem uma abertura maior, a tornando mais clara, com isso você terá fotos mais claras e com maior profundidade de campo (fotos com fundo desfocados). Uma lente 3.5/5.6 ela é mais escura e você dependera de flashs em fotos noturnas. Essa é uma regra básica existem centenas de lentes cada uma com um objetivo.


É possível tirar boas fotos com uma câmera semi profissional?

Gregory: Como costumo dizer e grandes profissionais também  não é a maquina da frente que faz uma foto boa e sim a maquina de traz VOCÊ, mas claro que uma boa maquina ajuda.
Susi: Sim, conheço vários fotógrafos que fazem fotos incríveis só com semi.
Michel: É possível tirar boas fotos até com um celular! Basta você pensar bem na luz e enquadramento, aprendendo a aproveitar a luz do lugar que você está. 


Você poderia dar algumas dicas sobre luz e contraste?

Gregory: Luz e contraste pra mim fazem parte da criação de cada um. Alguns profissionais abusão outros não, então eu recomendo que você abuse nas variações e crie seu estilo.
Susi: Luz, pra mim a melhor é a natural mesmo. Um rebatedor ajuda demais em situações de contra luz. Contraste depende da situação, se a luz for suave é bom pra realçar as sombras. Porém se a luz tiver muito dura eu prefiro tirar um pouco do contraste pra equilibrar.
Michel: Dizem que fotografia é luz e sombra. Gosto de usar luzes fortes e contrastes as vezes elevados, isso gera um impacto na foto, gera detalhes que não seriam possíveis de captar sem luz.  Uso muito o flash em ambientes externos e isso atenua algumas sombras desconfortáveis.


O que você prefere fotografar e por que?

Gregory: Prefiro fotografar pessoas em qualquer modo seja em fotos sociais jornalisticas ou para fazer books. É engraçado, comecei fotografando objetos e não tem um porque, mas hoje essa é minha preferencia.
Susi: Prefiro fazer retratos de todo tipo de pessoa, sendo modelo ou não. É o que mais me fascina na fotografia poder colocar carga emocional através de expressões, contar histórias e dar as pessoas a possibilidade de ter muitas interpretações de apenas uma imagem que você criou.
Michel: Sou apaixonado com casamentos! Gosto da emoção do dia, da alegria dos noivos, dos sorrisos, do clima, da oportunidade de registrar um momento único... Não tem nada mais prazeroso!


Como você começou a fotografar?

Gregory: Bom, ganhei minha primeira maquina de filme da minha mãe e era daquelas básicas que todo mundo tinha. Na verdade ela emprestou e quando foi ver eu tinha desmontado ela inteira para ver como era que funcionava tudo aquilo (risos). Anos se passaram e eu sempre brincava com a maquina tirando foto de folhas de all star ou detalhes pequenos que normalmente não observamos no dia dia. Hoje dia deu no que deu: tenho 11 anos de edição de imagem e 6 anos de fotografia.
Susi: Comecei fazendo fotos de paisagem, florzinhas, objetos, como a maioria das pessoas. E logo após me interessei por retratos e comecei a praticar muito com minha irmã, amigas e desde então não parei mais.
Michel: Comecei trabalhando de funcionário e fui tomando gosto pela profissão. Conheci todos os desafios da profissão, as dificuldades, as normas de ética e principalmente a responsabilidade. Hoje tenho orgulho do que faço.


♥ Encontre o Gregory: Fan page


(A legenda que ele colocou nessa foto é demais! Que tal irmos lá conferir?)



♥ Encontre a Susi: Fan page



(Amo de paixão essa foto *-*)


♥ Encontre o Michel: Perfil no face





Espero que vocês tenham gostado das perguntas, das respostas, dos profissionais e do trabalho deles. Caso vocês tenham mais dúvidas podem deixá-las nos comentários porque quem sabe não fazemos uma parte 2?
Bisou!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Gostei muito das dicas e do trabalho de cada fotografo. Muito lindo. beijos,
    http://distanciacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos, Camilla. Visite a fan page deles. Beijos!

      Excluir
  2. Achei muito interessante, e me ajudou muito! obrigada por essa oportunidade Gabi *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado e caso surjam mais dúvidas, é só deixar nos comentários que assim que eu reunir um número bom eu faço um segundo post desse. Beijão!

      Excluir

Twitter

Instagram