Guia de profissões: Moda

Gabrieli de Cinque17:03


Há alguns anos atrás eu não sabia muito bem o que queria ser no futuro e mudava constantemente minhas respostas. Aí acabei comprando o livro "Profissões - Escolha a sua!" da editora Marco Zero e de autoria de Isabela Noronha. Esse livro faz parte do Guia Capricho e como eu sempre fui meio "capricholover" quis comprá-lo mais ainda.

Recentemente fui procurada por uma leitora do blog que eu conheci no tumblr que me perguntou qual era meu conhecimento de moda pois ela tinha um grande interesse em fazer esse curso na faculdade, mas eu, infelizmente, não tenho muito a dizer pois pouco sei. Porém me lembrei desse livrinho 10 e resolvi passar as informações aqui no blog para sanar as dúvidas de todas as leitoras e leitores que se interessam pela moda. Que garota já não respondeu que queria ser estilista quando crescesse? Até eu já fiz parte desse grupo! Mas vamos ao que interessa.



Moda

O que faz: Analisa tendências e estilos para desenhar roupas e acessórios, como cintos, sapatos e jóias. Também escolhe de que materiais e estampas cada peça será feita e cria tecidos. Além disso, pode trabalhar no departamento de compras de grandes lojas e orientar ações de marketing de empresas.

Trabalha como: Gerente de marketing ou de compras, estilista, figurinista, designer de acessórios, engenharia têxtil (cria os tecidos), modelista (que faz os modelos baseados nos desenhos dos estilistas), produtora de moda (orienta qual o melhor jeito de usar uma peça da coleção) e consultora de estilo.

Quanto ganha: No começo, em média R$1.700.

Duração mínima do curso: 4 anos.

Invista se você: É criativa e sempre se ligou em cores, tamanhos e tendências. Também estará no lugar certo se for bem paciente, porque o processo de criação de uma roupa pode levar meses.

Desista se você: Gosta de rotina. O profissional da moda tem que viajar bastante para se inspirar no que já está bombando no exterior. Se estiver pensando só no glamour da convivência com gente fashion, também desencane: esta é só uma parte pequenininha da profissão.

Lembrando que todas essas informações sobre a profissão foram tiradas do livro já citado no início. As ilustrações internas do livro são de Renato Teixeira. O livro possui muitas fontes como especialistas, artigos, livros, revistas e sites (e seria muito grande creditar à cada um cada coisa). Espero que tenham gostado e deixem nos comentários as próximas profissões que querem por aqui.

Bisou!

You Might Also Like

0 comentários

Twitter

Instagram