, ,

Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)

Gabrieli de Cinque13:42


Memórias de um Sargento de Milícias é uma história de transição entre o período romântico para o realista em nosso pais, que ocorre na cidade maravilhosa no século XIX e foi escrita como um folhetim (história dividida em trechos que foram publicados em jornais, e escritos de acordo com a resposta do público), o que explica no início de alguns capítulos haver uma retomada do que aconteceu anteriormente.

Leonardo ("Leonardinho"), filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças, é o personagem principal herói e anti-herói da história, que é abandonado pela mãe (que volta para Portugal) e pelo pai por falta de afinidades. É criado por seu padrinho (compadre de seus pais), que era barbeiro e queria para o menino uma vida santa. Porém ele era travesso e só queria se divertir.


A história é contada desde antes seu nascimento até sua idade adulta e seu final. O menino não se dava bem na escola e tinha dificuldades para aprender. Era o problema da vizinhança e ninguém apostava nada em seu futuro. E havia quem tentava agarra-lho pelas pernas em suas traquinagens, como o Major Vidigal. O personagem tem seu caminho cruzado com inúmeras pessoas como a madrinha/comadre, D. Maria, Luisinha, Vidinha, José Manuel, a moça da sopa, toma-largura, Maria-Regalada e quantos mais forem possíveis, ele encontrou.


Como pretendo ajudar em questões sobre o livro, a resenha será com "spoilers" para facilitar.

Conheceu Luisinha, afilhada de D. Maria que era amiga do Compadre, e até declarou seus sentimentos sobre ela, mas perdeu-a para José Manuel. No decorrer da história, o padrinho de Leonardo morre e aí que as coisas desandam mesmo. Morou por um "tempo" com seu pai e a nova espora, que por sinal era filha da madrinha do menino. Saiu de casa por isso e ao ser abrigado por uma família de amigos de um amigo conheceu Vidinha, por quem se apaixonou e quem o fez "esquecer" Luisinha. Conseguiu um trabalho, mas que perdeu rapidamente depois de se envolver com a mulher da sopa, esposa do toma-largura, e ser preso por Vidigal (esse fato ocorreu cerca de 3 vezes em toda a história).


Já é notável a implicância entre o Major e Leonardo, mas acabou que o menino travesso, agora moço, passou a ser um dos granadeiros de quem o tanto queria vê-lo atrás das grades (segunda prisão). Depois da última prisão de Leonardinho, que foi solto depois que a madrinha, D. Maria e Maria-Regalada recorrerem por ele, tornou-se amigo de Vidigal e foi elevado a Sargento de Milícias para que pudesse se casar com Luisinha, sua antiga paixão que se encontrava viúva após sua soltura.

O personagem é herói e anti-herói por apresentar suas faces completamente diferentes. Quem, no início do livro, pensada que o "vilão" viraria o "mocinho"? Por isso é uma obra clara de transição.


A edição que li é da Editora Ática, de 2003, da "Série Bom Livro". Uma coisa que me irritou bastante durante a leitura é o tamanho da fonte, que é bem pequena, e me fez forçar muito a vista e tornava-a mais cansativa ainda. O livro tem apenas 152 páginas, divididas em 48 capítulos e uns extras como "Retrato divertido do Brasil" e um pouco mais sobre o autor, que ajuda bastante para que nos situemos na época e entendamos algumas coisas da história e do período.

ISBN: 8508046111                           Onde comprarLivraria Cultura / Saraiva / Submarino

Não esqueçam de me acompanhar no skoob!
Que saudades de vocês *-* andei sumidinha porque estava em prova e acho que super valeu a pena essa troquinha e as meninas cuidaram super bem de vocês, como sempre, nessa minha ausência. Espero que tenham gostado da nova resenha, que eu possa ajudar vocês nas provas/vestibulares e vocês podem conferir outros livros cobrados em vestibular nesse post aqui. Ah, gostaria de saber se vocês acham legal resenhar livros desse tipo por aqui. Beijão!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Atualmente tô lendo Mundo de sombras , o nascimento do vampiro. Muito bom o livro. e já tenho na lista de espera outros e outros. Dai vem você com esse que parece ser muito bom tbm,, valeu mesmo u.u
    kkkk
    Seu blog é lindo, parabéns. Beijo.
    http://humorlimao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thay! Quero ver esse livro concluído em sua estante então, viu?! Beijão!

      Excluir
  2. Preciso me preparar para o Vestibular, mas estava com preguiça e preconceito contra livros brasileiros. Gostei muito da resenha, mas quero parabenizá-la principalmente por você ter me despertado a curiosidade de ler este livro.
    Parabéns (e obrigado xD )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hora de colocar a mão na massa, né Victor? Fiquei muito feliz (mesmo!) de ter sido capaz de despertar seu interesse nesse livro é muito difícil isso acontecer, especialmente tomando meu caso como exemplo! Obrigada, rs!

      Excluir
  3. Que legal, fiquei com muita vontade de ler! Além de aprender, parece ser bem divertido e fácil de ler. Vou procurar por aqui nas livrarias ou comprar online mesmo. Valeu pela dica! :)
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Não é muito facil de ler por causa da linguagem mais antiga e tal, mas até que flui bem! rs Boa leitura, Dinha! Beijos ♥

      Excluir

Twitter

Instagram