, ,

Como escolher o melhor curso ?

Rebecca Campelo15:30

Olá, amores, tudo bem? Pensando em como fazer o post de hoje, achei que seria legal dar à vocês algumas dicas sobre o que observar na escolha de um curso. Não sou nenhuma expert no assunto, mas pesquisei sobre, conversei com outras blogueiras sobre alguns cursos que elas já fizeram e fazem e vou fazer de tudo pra ajudar quem está na dúvida sobre que curso escolher.


Primeiro de tudo, verificar a fama do curso. Saber de gente que já tenha estudado lá, procurar o site, pesquisar artigos sobre o curso ou até mesmo os comerciais que a instituição põe pra circular. Muitas vezes não é a escola mais famosa que vai ser a melhor, vários aspectos devem ser observados. Outro ponto que acho importante é conversar com os pais antes e consigo mesmo; fazer curso de que e porque? É importante saber seu objetivo, se é pra se sair bem nas provas de vestibulares: cursinho pré, se for pra aprimorar uma língua extra ou aprender: curso de idiomas, se for pra se atualizar nas tecnologias: cursos de rede, intensivos de certos programas de computador, se for pra ajudar a começas à trabalhar ou à se despertar por alguma profissão: técnico ou profissionalizante.

Conhecer o local antes de fechar um contrato é importante. Saber como é o atendimento, como os funcionários se portam, como é a estrutura, as salas, os horários, a duração do curso, a flexibilidade. Saber se existem aulas de reposição, caso você precise faltar alguma aula. Se possível, conhecer os professores, e claro, o material didático. Pedir pra olhar os livros ou apostilas, dvds e cds antes de confirmar que vai estudar ali não é vergonha nenhuma, é um direito seu e é importante pra garantir que você quer mesmo isso, e que essa decisão será a melhor, afinal, existem vários cursos diferentes por aí, cada um é bom no seu jeito e um deles vai ser o perfeito pra você.


Saber qual o valor que você tem disponível para ser gasto mensalmente em um curso extra, isso é importante e te ajuda na hora da pesquisa, se você sabe que curso X tem um valor 60% acima do que você tem, riscá-lo da lista já vai facilitar muito durante a saga que é escolher a melhor instituição. Se o investimento for de seus pais ou alguém da família, é bom conversar e saber até quanto você poderia dispor para isso.

E uma das coisas que acho mais importante: assistir uma aula-cortesia. Muitos cursos dão essa "vantagem", é ótimo pro aluno porque antes mesmo de ingressar no curso, passa a conhecer o método de ensino, se ambienta e tudo mais. Pergunte sempre se isso seria possível, hein!

Acho que é isso, amores. Quem aí faz cursos? Eu já estudei na fisk, é ótimo em tudo, exceto pelo fato de, na minha opinião, o material ser um pouco infantil demais. Mas gostei. E a Gabi também estuda lá, tá pertinho de terminar o curso de inglês avançado e gosta muito.

Vocês tem vontade de fazer algum curso, gostaram do post? Contem tudo pra gente!!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Ótimas dicas. As vezes as pessoas saem fazendo um curso no calor do momento e depois se arrependem. No momento eu estou fazendo Auxiliar Administrativo. Eu só entrei nele por que não tinha vaga no de Tecnico de Informatica, mas estou gostando bastante, principalmente da parte de calculos que é a materia que entramos agora. Assim que termina-lo espero conseguir uma vaga no de TI, pois é oq realmente quero. Mas esse curso vai me ajudar muito na minha vida profissional.
    O que curso que eu mais quero fazer é Ingles, mas estou sem condições de pagar um no momento.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as dicas. Eu estou querendo ano que vem fazer um curso técnico que é integrado com o ensino médio, e o melhor é que é publico (é o if - Instituto Federal) E essas dicas vão me ajudar bastante! Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o post, de verdade. Muitas coisas realmente devem ser levadas em conta, e postas para serem pensadas antes de escolher e começar um curso. Eu sempre fiz cursos. No início eu fazia aulas de natação, que eu nem sei se chega a ser um curso, mas acho que sim. Depois de informática, e muitos profissionalizantes como telemarketing, comércio, secretariado, entre outros... Também fiz um curso de Cinema. Todos esses, nada tem haver com o curso superior que eu faço hoje, e que realmente eu descobri ser, antes de iniciar, a minha paixão: Psicologia. Eu ainda sou muito afim de fazer um curso de Manutenção de Computadores (por curiosidade e por gostar mesmo), e de Inglês (por ser beeeeeem necessário hoje em dia). Eu sou muito grata a todos os cursos que eu já fiz, TODOS me ensinaram bastante, mas vale lembrar a vocês que prestem mesmo muita atenção na credibilidade da instituição, meu curso de digitalização eu fiz separadamente dos outros de informática, em outro local, o lugar fechou, e mesmo tentando eu nunca vi o meu certificado.

    http://sentirodrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ficamos muito felizes quando vemos que acertamos no assunto do post! Fazer um curso é ótimo em vários sentidos, conhecimentos acadêmicos e sociais que vão ser levados pra vida inteira. E já fiz de informática e inglês e hoje curso superior em Gestão em Turismo.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sthér!! Eu estudo no IF, faço curso superior lá, mas quando cursava a 8ª série, fiz prova pra fazer esse integrado, fiquei em remanejamento na época. :/ Mas no curso que estou agora, passei de primeira, rs. O IF é uma ótima instituição, a Bruna do DDQ também estudou lá; *-* A única coisa que pode ser ruim e boa ao mesmo tempo é que lá é ensino médio integrado, técnico e superior, então você vai conviver com gente de váaáárias idades, tem que ter a cabeça no lugar e não se deixar levar, hein! Beijão.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, não adianta fazer um curso por fazer, vai ser perda de tempo, dinheiro e não vai ajudar em nada. :/

    Existem muitos cursos de inglês baratos e até mesmo de graça! Na internet eu indico o Busuu, dá uma olhadinha. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Awn *-* Não sabia que a Bruna estudou lá!! Pois é tem isso mesmo de muitas pessoas com idades diferentes.. Minha irmã mesmo ela faz o curso lá e ela estuda com pessoas adultas e tal.. Realmente precisa ter cabeça no lugar mesmo! ♥

    ResponderExcluir
  8. Conheço o Busuu, se não me engano, a Kemi já postou sobre ele aqui.

    ResponderExcluir

Twitter

Instagram