, ,

Olinda: cores, amores e sabores

Becca Campelo15:43

No finalzinho de 2014, me candidatei à entrar num projeto fotográfico super legal e democrático. O projeto se chama "Por todo o Brasil" e consiste em várias blogueiras do país separarem um cantinho especial do seu estado para compartilhar no blog e no grupo do projeto.

Se não me engano, teve outra blogueira que mora em Recife que também está participando, no máximo são duas autoras por estado.

Assim que vi a ideia desse projeto, achei o máximo e resolvi embarcar na mesma hora! Afinal, apesar de eu ser carioca, amo Pernambuco e já vivo aqui há alguns anos; e achei também uma ótima oportunidade pra fotografar mais e compartilhar tudo isso aqui com vocês.

Foto: bloco de rua sendo acompanhado por turistas e locais

O primeiro local que eu escolhi fotografar foi Ollinda, a cidade é vizinha da capital do estado e riquíssima em história, cultura e beleza. Se você vem passar férias em Recife ou em Porto de galinhas, tem que reservar pelo menos uma tarde pra conhecer a Cidade Alta.


Os principais atrativos aqui são as igrejas e o mosteiro. Aah, apesar de ainda estarmos em janeiro, desde novembro já tá rolando ensaio de maracatu e vários blocos já estão arrastando os turistas pelas ladeiras da cidade!


Vale ressaltar que por ser uma cidade tombada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade, as ruas não podem ser alteradas, o que acaba prejudicando um pouco o acesso para crianças, gestantes, cadeirantes e idosos; mas lá embaixo, na praça do Carmo, tem um ponto de taxistas que costumam oferecer o serviço de descer ou subir a ladeira.

Foto: Igreja do Carmo

Sempre que vou à Olinda faço questão de repetir algumas visitas, que para mim são os pontos mais legais da cidade; então, anotem a dica:

1 - Praça do Carmo e igreja do carmo
2 - A casa onde (dizem que) Mauricio de Nassau morou
3 - Os 4 cantos, da parte baixa, é meu lugar preferido
4 - ladeira da misericórdia (esteja com uma garrafa de 600ml cheia de água, no mínimo)
5 - Vista incrível da igreja da misericórdia
6 - Alto da Sé + Igreja da Sé
7 - Feira gastronômica e de artesanato

Foto: Alto da Sé

Foto: Parque do Carmo

Visitando apenas esses pontos, o passeio dura em torno de 2:30h, porém, há muito mais para se ver. Sempre que chega alguém do Rio aqui em casa que quer ir à Olinda, fazemos esse roteiro porque não é cansativo e conhecemos os pontos mais legais e bonitos da cidade. Aah, em frente à casa do Mauricio de Nassau existe uma igreja e uma pracinha.

Foto: Ladeira

E antes de sair de Olinda, não deixem de comer uma tapioca de queijo coalho com goiabada, uma delícia!

*As fotos que não são autorais estão devidamente creditadas.


O que acham de posts assim, mostrando a cidade? Contem pra gente!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que amor de lugar <3
    Muito bom esse projeto, o grupo é aberto pra olhar as fotos ou é só pra quem está participando? Beijos ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi Helo!! Sim, Olinda é uma cidade incrível!! Só não consegui tirar mais fotos porque aqui já é Carnaval, hahahaha. Tá lotaaaaado de gente!


    O grupo é fechado mas vou selecionar algumas fotos de outras blogueiras e compartilhar aqui no blog todo o mês!


    Beijos!

    ResponderExcluir

Twitter

Instagram